photo Rui Manuel Carreteiro

Rui Manuel Carreteiro, nasceu em Lisboa em Junho de 1979 tendo desde muito cedo (1984) iniciado a prática de artes marciais e desportos orientais no Ginásio Clube Português (Lisboa)

Estudou na Escola Secundária de Gago Coutinho, em Alverca, tendo terminado o ensino secundário em 1997, altura em que ingressa na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Durante a licenciatura em Psicologia participou em vários colóquios e simpósios, tendo apresentado o trabalho de investigação final de licenciatura no âmbito da Depressão.

Em Novembro de 1999 funda o actual Instituto Nacional Tao Budo (Federação Portuguesa de Artes Marciais e Desportos Orientais), do qual é actualmente Professor, Membro do Conselho Técnico e do Conselho Dirigente.

Em Janeiro de 2001 é convidado para desempenhar as funções de Director Comercial da firma CQ Conta, uma empresa que presta serviços na área da contabilidade, informática, recursos humanos e multiserviços.

Após estagiar no Departamento de Pedopsiquiatria do Hospital D. Estefânia (Lisboa), recebeu em 2002 o certificado da sua licenciatura em Psicologia pela Universidade de Lisboa. Em Novembro de 2002 conjuntamente com Carlos Céu e Silva, funda a Associação OLHAR - uma instituição sem fins lucrativos, com o apoio da AMI, que visa o apoio psicossocial a toda a população.

Em Outubro de 2003 cria a Clínica de São Pedro, na qual, com uma equipa multidisciplinar de técnicos de saúde, passa a disponibilizar uma diversidade de especialidades médicas e serviços de saúde para toda a população e em Janeiro de 2005 cria a sua empresa que presta serviços no âmbito das ciências psicológicas, artes orientais, contabilidade, recursos humanos, entre uma enorme variedade de serviços.

Em 2007 funda o Instituto Nacional de Psicologia e Neurociências do qual, conjuntamente com várias figuras de renome nacional e internacional, é actualmente Professor, Membro do Conselho Científico e Presidente do Conselho Dirigente.

Entretanto é autor de várias obras, colabora para vários jornais, revistas, estações de rádio e programas televisivos, recebendo a Carteira Profissional Equiparado a Jornalista emitida pela Comissão da Carteira Profissional de Jornalista. Actualmente desempenha as funções de Director da Revista "E-Psicologia", da Revista "Vida Ativa" e da Revista Científica Portuguesa "Mente, Cérebro e Ciência", registadas na
Entidade Reguladora da Comunicação Social.

Em Setembro de 2007 obteve o Grado de Salamanca em Neuropsicologia Clínica, atribuído pelo Departamento de Psicología Basica, Psicobiología y Metodologías del Comportamiento da Facultad de Psicología daUniversidad de Salamanca. Em Novembro do mesmo ano, recebeu o Diploma de Estudios Avanzados em Neuropsicologia Clínica pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Salamanca.

Em 2009 terminou o Curso de Formação Avançada em Psicologia Clínica (integrado no programa de Doutoramento em Psicologia), ela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e inicia a Licenciatura em Gestão pela Universidade Aberta, que termina em 2012.